O que é?
A norma regulamentadora 13, trata sobre caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento, definindo requisitos a serem adotados para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, além de prezar pela segurança da organização. Os requisitos quando atendidos, evitam danos e prejuízos que possam prejudicar as operações industriais.
Os requisitos são fiscalizados pelo Ministério do Trabalho, para garantir que as organizações estão cumprindo com as exigências, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Para a segurança dos seus colaboradores, para atender as normas aplicáveis e evitar multas e interdições, e principalmente, para manter o pleno funcionamento das caldeiras, vasos de pressão e tanques, é imprescindível
que os instrumentos como manômetros, válvulas de segurança sejam devidamente calibrados, e ocorram as inspeções de segurança nas caldeiras, vasos de pressão e tanques.
A Salutim Engenharia dispõe de profissionais legalmente habilitados e experientes para atender todas às exigências da NR 13.
Quais as vantagens das inspeções e calibrações?
· Detectar possíveis condições perigosas de natureza ocupacional e ambiental, que possam acarretar eventos indesejados;
· Mitigar os riscos;
· Reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
· Reduzir acidentes ambientais;
· Observar e corrigir métodos inadequados de trabalho e operação;
· Evitar prejuízos com multas, interdições;
· Evitar danos ao patrimônio da empresa e ao meio ambiente;
· Analisar se as medidas preventivas de segurança implementadas são eficazes.
Quais os tipos de inspeções?
Inspeção Inicial: deve ser efetuada em caldeiras novas, antes da entrada em funcionamento, no local definitivo de instalação, devendo compreender exame interno, externo e teste de pressão.
Inspeção Periódica: é constituída por exames interno e externo, e a periodicidade é definida pela norma regulamentadora, conforme a categoria da caldeira, tanque ou vaso de pressão.
Inspeção Extraordinária: deve ser efetuada quando ocorrem algum desses eventos:
· sempre que a caldeira for danificada por acidente ou outra ocorrência capaz de comprometer sua segurança;
· quando a caldeira for submetida a alteração ou reparo importante capaz de alterar suas condições de segurança;
· antes de a caldeira ser recolocada em funcionamento, quando permanecer inativa por mais de seis meses;
· quando houver mudança de local de instalação da caldeira.
Quem pode contratar?
Todas as organizações que para realizarem suas operações, disponham de caldeiras e vasos de pressão.
O prontuário de vaso de pressão e de caldeira são obrigatórios conforme a NR 13. Nesse documento constam especificações técnicas que devem constar no documento. Em casos de inexistência de prontuário, ou de extravio, os mesmos devem ser reconstituídos, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado. Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações dos dados de projeto, o prontuário deve ser atualizado.
A Salutim Engenharia dispõe de profissionais legalmente habilitados e experientes para atender as exigências da NR 13. Solicite conosco esse serviço. Conheça o escopo do serviço:
• Visita técnica
• Emissão de ART
• Elaboração da Reconstituição do prontuário.
Conforme as exigências da NR 13, os manômetros instalados em caldeiras, vasos de pressão e tanques, devem ser calibrados periodicamente em cada inspeção, visto que sua função é indicar a real pressão contida no interior da caldeira, vaso de pressão.
A Salutim Engenharia dispõe de profissionais legalmente habilitados e experientes para atender as exigências da NR 13. Solicite conosco esse serviço.
Conheça o escopo do serviço:
• Serviço será executado no local
• Remoção e Instalação do Manômetros de seu equipamento
• Avaliação do estado geral
• Limpeza Geral
• Calibração do manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
• Colocação de Lacre (Selo) e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
• Reinstalação do Manômetro em seu equipamento;
• Elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).
A função da válvula de segurança é proteger o vaso de pressão, caldeira ou tanque, quando a pressão dos mesmos ultrapassar a PMTA – Pressão Máxima de Trabalho Permitida, a válvula de pressão aliviará, ajustando para a pressão correta. A calibração deve ser feita periodicamente em cada inspeção, para garantir o funcionamento correta da válvula de pressão, estar ajustada na pressão correta e não possuir vazamentos.
A Salutim Engenharia dispõe de profissionais legalmente habilitados e experientes para atender as exigências da NR 13. Solicite conosco esse serviço.
Conheça o escopo do serviço:
• Serviço será executado no local;
• Retirada das válvulas de segurança do local instalado;
• Avaliação do estado geral;
• Calibração da Pressão de Abertura;
• Aplicação de Nitrogênio até o limite PMTA;
• Execução em campo com bancada(s) de calibração;
• Colocação de lacre e plaqueta de manutenção com ordem de serviço e data;
• Reinstalação das válvulas;
• Emissão de certificado de calibração para as válvulas, conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).
Conforme a NR 13, dois dos fatores que constituem condição grave e iminente risco relacionados à inspeção de caldeiras, são atrasos na inspeção periódica de caldeiras e inaptidão operacional atestada pelo relatório de inspeção.
Preze pela integridade de seus colaboradores e segurança operacional. Evite acidentes, danos ao patrimônio da empresa e ao ambiente, multas e interdições.
A inspeção visa examinar a instalação, operação, estado físico e manutenção das caldeiras. As caldeiras devem passar por inspeção inicial, periódica e extraordinária, sendo efetuadas por profissional legalmente habilitado. Para as inspeções periódicas, em empresas que não possuam SPIE, o prazo máximo para inspeção é exigido pela norma regulamentadora, sendo:
Caldeiras categorias A e B: a cada 12 meses;
Caldeiras de recuperação de álcalis: a cada 18 meses;
Em caldeiras categoria A, desde que dentro dos doze meses sejam testadas as pressões de abertura das válvulas de segurança, o prazo máximo para inspeção é 24 meses;
Para caldeiras de categoria B com sistema de gerenciamento de combustão (SGC que atendam ao disposto no Anexo IV da NR13), o prazo máximo é 30 meses.
A Salutim Engenharia oferece soluções em inspeção de caldeiras.
Solicite esse serviço conosco.
Entre em contato para maiores informações.
Os vasos de pressão são categorizados com base na classe de fluido e no grupo potencial de risco. A inspeção de segurança em vasos de pressão, visa examinar a instalação, operação, e manutenção dos vasos. Devendo ocorrer inspeção inicial, periódica e extraordinária, efetuadas por profissional legalmente habilitado.
A periodicidade das inspeções dos vasos de pressão varia conforme a categoria e o tipo de exame, se é exame interno ou externo.
Preze pela integridade de seus colaboradores e segurança operacional. Evite acidentes, danos ao patrimônio da empresa e ao ambiente, multas e interdições.
A Salutim Engenharia oferece soluções em inspeção de vasos de pressão. Solicite esse serviço conosco.
Entre em contato para maiores informações.