O que é?
A Salutim Engenharia oferece soluções em treinamentos e capacitações exigidos pelas normas regulamentadoras. A experiência profissional do instrutor contribui para a realização de treinamentos qualificados, customizados e alinhados com as necessidades da organização, e sobretudo, com as normas regulamentadoras.
Os treinamentos visam promover a integridade física e a vida dos colaboradores, reduzindo e eliminando possíveis ameaças no ambiente. Para isso, é imprescindível seguir as seguintes etapas com o colaborador no treinamento:
1 – Conscientização;
2 – Análise dos Riscos;
3 – Prevenção.
Temos as modalidades de treinamentos In Company, que são realizados na empresa do cliente contratante, para os colaboradores dessa empresa, e treinamentos abertos, realizados em sala de treinamentos da Salutim, reunindo pessoas de diferentes organizações, com objetivos em comum.
Quais as vantagens?
Quem pode contratar?
Todas as organizações e instituições públicas que estiverem interessadas na adequação às normas regulamentadoras, às exigências do Ministério do Trabalho, e para prevenção de acidentes, garantindo a saúde e segurança de seus colaboradores.
O que a NR1 dispõe sobre treinamentos?
Conforme consta na NR 1 – Disposições Legais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, o empregador deve promover a capacitação e treinamento dos trabalhadores conforme constam nas NR. As capacitações podem incluir:
Treinamentos Iniciais: devem ocorrer antes do trabalhador iniciar suas funções, ou ou de acordo com o prazo especificado em NR.
Treinamentos Periódicos: devem ocorrer de acordo com periodicidade estabelecida nas NR ou, quando não estabelecido, em prazo determinado pelo empregador.
Treinamentos Eventuais: devem ocorrer nas seguintes circunstâncias:
O não cumprimento dos treinamentos conforme as disposições legais e regulamentares são passiveis de penalidades previstas em legislação pertinente.
O treinamento de CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conforme previsto na Norma Regulamentadora 5, é direcionado a todos os colaboradores que participarão ou foram eleitos membros da CIPA, sendo um treinamento obrigatório. A capacitação dos titulares, suplentes e nomeados da CIPA, tem como objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho, visando a preservação da vida e saúde dos colaboradores.
A CIPA é de suma importância nas organizações, dentre suas atribuições, destacamos: identificação de riscos e perigos, planos de ações preventivos, implementação de programas de segurança, e de soluções para os problemas identificados, acompanhar na análise dos acidentes ocorridos, promover em conjunto com o SESMT, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).
Devem constituir CIPA empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, cooperativas, associações recreativas, entre outras instituições que admitam empregados. A periodicidade é a cada dois anos, exceto quando se tratar de primeiro mandato. Nesses casos, o treinamento deverá ocorrer e prazo máximo de 30 dias após a posse.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento nas modalidades In Company, ou treinamento aberto. Entre em contato conosco para maiores informações.
O treinamento de EPI, tem o objetivo de capacitar o trabalhador sobre a utilização, guarda e conservação dos equipamentos de proteção individual, de acordo com as atividades realizadas. Conforme previsto em Norma Regulamentadora 6, os EPI são itens que o empregador tem a responsabilidade de fornecer gratuitamente, bem como prover a capacitação aos seus colaboradores.
O público-alvo são empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, entre outras instituições que admitam empregados.
O treinamento inicial deve ocorrer na admissão dos colaboradores, e periodicamente em prazo determinado pelo empregador e eventualmente, em casos de mudanças de procedimentos que impliquem em alteração de riscos ocupacionais, em casos de acidentes fatais ou após o retorno por afastamento do trabalho em prazo maior de 180 dias.
A Salutim Engenharia oferece esse curso na modalidade In Company. Entre em contato conosco para maiores informações.
O treinamento para operador de empilhadeira, conforme previsto pelas NR11 e NR12, aborda conceitos e práticas sobre operações, e procedimentos para reconhecimento, análise de riscos, e prevenção de acidentes, associados ao manuseio e condução da empilhadeira.
O objetivo é promover a formação profissional e o aperfeiçoamento de habilidades para operações seguras com a empilhadeira, focando na segurança do operador e dos colaboradores em seu entorno.
De acordo com as exigências do Ministério do Trabalho, dispostos nas Normas Regulamentadoras 11 e 12, a capacitação deve ser renovada a cada três anos, exceto, quando ocorrerem trocas de funções, troca de métodos de trabalho, retorno por afastamento de trabalho por mais de 6 meses, ou em casos de modificações significativas das instalações, operações das máquinas e equipamentos, ou processos, nesses casos, devem ser realizadas novas capacitações.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento nas modalidades In Company, e treinamento aberto, destinados a empresas públicas e privadas, e outras instituições que possuam operações com empilhadeiras, a fim de capacitar seus colaboradores conforme as exigências do Ministério do Trabalho. E para profissionais interessados na formação em operador de empilhadeira.
Entre em contato conosco para maiores informações.
O treinamento para operador de ponte rolante, conforme previsto pelas NR11 e NR12, aborda conceitos e práticas sobre operações, e procedimentos para reconhecimento, análise de riscos, e prevenção de acidentes, associados ao manuseio e movimentação da ponte rolante.
O objetivo é promover a formação profissional e o aperfeiçoamento de habilidades para operações seguras com a ponte rolante, focando na segurança do operador e dos colaboradores ao seu redor.
De acordo com as exigências do Ministério do Trabalho, dispostos nas Normas Regulamentadoras 11 e 12, a capacitação deve ser renovada a cada três anos, exceto, quando ocorrerem trocas de funções, troca de métodos de trabalho, retorno por afastamento de trabalho por mais de 6 meses, ou em casos de modificações significativas das instalações, operações das máquinas e equipamentos, ou processos, nesses casos, devem ser realizadas novas capacitações.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento na modalidade In Company, que é destinado a empresas públicas e privadas, que possuam ponte rolante, a fim de capacitar seus colaboradores conforme as exigências do Ministério do Trabalho.
Entre em contato conosco para maiores informações.
Este treinamento visa capacitar os colaboradores, a operar, conservar, inspecionar e intervir em máquinas e equipamentos compatíveis com a função do colaborador, conforme previsto em Norma Regulamentadora 12, que estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em qualquer fase de projeto, e ainda utilização de máquinas e equipamentos, fabricação, importação, comercialização e exposição, com a finalidade de definir as medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Na região Sul do Brasil, Santa Catarina é o Estado que mais tem autuações em ementas de NR12. Em 2021, os órgãos competentes autuaram em SC 1.177 empresas em ementas de NR12, representando 12,33% no ano. Em 2022, até o mês de agosto foram autuadas 629 empresas, representando 14,25%.
O treinamento é obrigatório conforme as exigências do Ministério do Trabalho, e imprescindível para a segurança e saúde dos trabalhadores, além de evitar penalidades à organização, devendo ocorrer antes do colaborador assumir sua função. A reciclagem deve ser realizada em casos de modificações significativas das instalações, operações das máquinas e equipamentos, ou processos e organização do trabalho que impliquem em riscos.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento na modalidade In Company, que é destinado a todas as empresas públicas e privadas, e outras instituições que utilizem máquinas e equipamentos enquadrados na NR12, para exercerem suas atividades.
Entre em contato conosco para maiores informações.
Profissionais que operam caldeiras, obrigatoriamente precisam ser certificados com o treinamento de segurança na operação de caldeiras, conforme previsto em Norma Regulamentadora 13.
O treinamento de operador de caldeira, oferecido pela Salutim Engenharia visa capacitar sobre as operações seguras, a fim de assegurar a integridade e saúde do operador e demais colaboradores em seu entorno, além do pleno funcionamento da organização. Nosso treinamento atende todas as exigências da Norma Regulamentadora 13, com conteúdo e embasamento legal para o reconhecimento e validade em todo o Brasil.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento na modalidade In Company, e treinamento aberto, destinados às empresas que dispõe de caldeiras e demandam atender o Ministério do Trabalho, e para os interessados em se capacitar profissionalmente como operadores de caldeiras.
Entre em contato conosco para maiores informações.
O Treinamento Loto – Lockout & Tagout (Bloqueio e Sinalização de Energias Perigosas) visa capacitar os colaboradores sobre o Sistema Loto, que tem o objetivo de garantir a ausência de energia como fonte de perigo, ou seja, “Energia Zero”, a fim de salvaguardar pessoas da liberação inesperada de energia enquanto executam serviços de manutenção, inspeção, limpeza em máquinas e equipamentos.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento elaborado em conformidade e exigências das normas NR10 e NR12. Ministrado na modalidade In Company, destinados a todas as empresas e outras instituições que demandam capacitar seus colaboradores e atender as exigências do Ministério do Trabalho.
Entre em contato conosco para maiores informações.
Este treinamento visa atender a NR20, capacitando e treinando colaboradores sobre segurança e saúde no trabalho, contra fatores de riscos de acidentes em atividades laborais que envolvam inflamáveis e combustíveis (extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação).
Todos os colaboradores que exerçam essas atividades devem receber treinamentos iniciais. O treinamento periódico deve ser realizado a cada 2 (dois) anos. Atendemos as exigências da NR 20, que define os critérios para a realização das capacitações de acordo com a atividade desempenhada pelo trabalhador, se acessa a área de depósito dos inflamáveis e combustíveis, e se possui contato direto.
A Salutim Engenharia oferece os seguintes treinamentos:
• Iniciação sobre Inflamáveis e Combustíveis;
• Básico;
• Intermediário;
• Avançado I;
• Avançado II;
• Curso Específico.
Os treinamentos são ministrados na modalidade In Company, destinados a postos de revenda de combustíveis, a empresas e outras instituições que operem ou manuseiem líquidos inflamáveis e combustíveis.
Entre em contato conosco para maiores informações.
O treinamento de Brigada de Incêndio capacita sobre as medidas de segurança contra incêndio e pânico, tanto medidas preventivas quanto ações a serem adotadas em casos de incêndio. Instruindo ainda os brigadistas sobre combate ao fogo, a inspecionarem os sistemas preventivos contra incêndio, primeiros socorros e implementação do plano de emergência de edificação.
O treinamento é essencial para a preservação da vida dos colaboradores, formando brigadistas na organização, além de ser exigência do Corpo de Bombeiros. Contamos com equipe especializada para ministrar esse treinamento, a fim de credenciar os brigadistas particulares e voluntários da empresa, no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), conforme IN 28 (Instrução Normativa CBMSC) e NR23.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento nas modalidades In Company, e treinamento aberto, destinados a todas as empresas e outras instituições que demandam formar brigadistas e atender às exigências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Entre em contato conosco para maiores informações.
O treinamento de primeiros socorros, em conformidade com as normas, NR23 e IN28 visa capacitar sobre as medidas de segurança e os primeiros socorros em casos de acidentes.
Esse conhecimento é primordial para garantir que a vítima tenha o apoio necessário enquanto os Bombeiros chegam.
Dentre os temas abordados, destacam-se:
• método de avaliação da cena – SCENE;
• escolha do método XABCDE ou MARCH;
• liberação e desobstrução de vias aéreas;
• contenção de hemorragias;
• reanimação cardiorrespiratória;
• avaliação do nível de consciência;
• exposições a temperaturas extremas;
Prepare seus colaboradores para agirem corretamente em situações emergenciais. Essa atitude pode salvar vidas!
A Salutim Engenharia oferece o treinamento nas modalidades In Company, e treinamento aberto, destinados a todas as empresas e outras instituições que demandam esse conhecimento, e as exigências do Ministério do Trabalho.
Entre em contato conosco para maiores informações.
O treinamento de sinalização de segurança instrui os colaboradores sobre as cores na segurança do trabalho, a fim de advertir sobre os riscos existentes no local de trabalho. Além de instruir sobre classificação das substâncias perigosas, rotulagem preventiva e Ficha de Dados de Segurança de Produto Químico (FISPQ).
A Salutim Engenharia oferece o treinamento elaborado em conformidade e exigências das normas NR26 e NBR 14725. Ministrado na modalidade In Company, destinados a todas as empresas e outras instituições que demandam capacitar seus colaboradores e atender as exigências do Ministério do Trabalho.
Entre em contato conosco para maiores informações.
Alguns espaços de trabalho e atividades requerem cuidados redobrados por serem extremamente perigosos. A falta de preparo dos trabalhadores, falta de avaliação e gerenciamento de riscos podem ocasionar graves perigos à saúde, e infelizmente podem trazer o risco de morte, que é o caso dos Espaços Confinados.
Caracterizam-se Espaços Confinados áreas e ambientes que atendam simultaneamente aos seguintes critérios: não ser projetado para a ocupação humana contínua; possuir meios de entrada e saída limitados; e que exista ou possa existir atmosfera perigosa (deficiência ou enriquecimento de oxigênio; presença de contaminantes com potencial de causar danos à saúde do colaborador ou ser caracterizada como atmosfera explosiva).
O treinamento de Trabalho em Espaços Confinados visa capacitar sobre os critérios de gerenciamento de riscos ocupacionais em espaços confinados, e sobre as medidas de prevenção para garantir a saúde, segurança e integridade dos trabalhadores. Dentre alguns dos temas abordados, destacam-se reconhecimento, avaliação e controle de riscos, funcionamento de equipamentos utilizados, noções de resgate e primeiros socorros.
Elaborado em conformidade e exigências da Norma Regulamentadora NR33, os treinamentos são obrigatórios, devendo haver treinamento inicial (antes de iniciar a função) e periodicamente a cada ano. Foram divididos em:
• Treinamento Espaço Confinado para Supervisor de Entrada;
• Treinamento Espaço Confinado para Vigia e Trabalhador Autorizado;
• Equipe de emergência e salvamento (a periodicidade deste pode ser bienal dependendo do nível profissional do resgatista).
A Salutim Engenharia oferece o treinamento na modalidade In Company, e treinamento aberto, destinados a todas as empresas que possuam espaços confinados, como por exemplo operações com tanques, silos, colunas, casas de bombas, vasos de pressão, fornos, dutos de ventilação, entre outros. A fim de capacitar seus colaboradores e atender as exigências do Ministério do Trabalho.
Entre em contato conosco para maiores informações.
Em 2022 as ementas mais fiscalizadas estão relacionadas ao trabalho em altura. As três principais são: deixar de garantir que qualquer trabalho em altura só se inicie depois de adotar as medidas de proteção previstas na NR35; deixar de avaliar o estado de saúde desses trabalhadores; e deixar de promover treinamento teórico e prático para trabalho em altura, e treinamentos que não respeitem a carga horária mínima.
O treinamento de trabalho em altura visa capacitar os trabalhadores sobre os requisitos mínimos e as medidas de proteção, envolvendo planejamento, organização e execução de modo a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos.
Conforme a Norma Regulamentadora 35, considera-se trabalho em altura atividades realizadas acima de 2,0 metros do solo, onde haja risco de queda. A capacitação dos trabalhadores é obrigatória, devendo ocorrer inicialmente antes do início das funções e periodicamente a cada dois anos.
A Salutim Engenharia oferece o treinamento na modalidade In Company, e treinamento aberto, destinados a todas as empresas e outras instituições que demandam capacitar seus colaboradores e atender as exigências do Ministério do Trabalho.
Entre em contato conosco para maiores informações.
A Salutim Engenharia oferece soluções para palestras, introduzindo de maneira objetiva e descontraída, conteúdos importantes e novidades relacionados a saúde e segurança do trabalho e normas regulamentadoras.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é uma excelente ferramenta para abordar temas sobre a saúde e segurança dos colaboradores, conscientizando para o ambiente de trabalho e em casa.
Entre em contato conosco para maiores informações.